O SINTESPB através da Secretaria Sindical Adjunta na UEPB, participou ontem (10) da reunião do Fórum dos Servidores da Paraíba com o objetivo de fazer uma avaliação das negociações das categorias com o governador João Azevedo desde sua posse em 2019.
Na avaliação dos representantes das categorias, ficou evidenciado a estratégia do governador de individualizar as conversações, ocasionando assim a desmobilização coletiva que é a tônica da luta dos membros do Fórum.
O governo tem se apresentado como um gestor do diálogo, mas passa por longe de ser resolutivo e isso na avaliação do SINTESPB tem somente enrolado, chegando o momento de concretizar os discursões das inúmeras reuniões realizada desde 2019.
Não podemos mais esperar pela boa (má) vontade do governador, pois em 2 ocasiões chegou-se muito perto em fechar um acordo e o governo não bateu o martelo. Dessa forma, é preciso avançar, pois a categoria não aguenta mais tanta indefinição.
O governo desde 2018 tem diminuído o orçamento da UEPB, principalmente a rubrica de pessoal, de 259 milhões em 2016 para 242 milhões para 2020 e isso tem causado inúmeros descumprimentos do PCCR.
O SINTESPB irá promover ações sindicais com o objetivo de pressionar o governo com inserções na impressa, redes sociais e deliberações de paralisações, pois mesmo nesse momento de pandemia os trabalhos administrativos na UEPB não foram paralisados, pois parte está em Home office e parte em trabalho presencial (respeitando as normas de segurança do MS).
O Fórum decidiu intensificar junto ao governo a necessidade de uma audiência em conjunto de todas as entidades com o govenador para discutir a pauta comum dos servidores estaduais. O SINTESPB coloca que individualmente tem cobrado do governo a conclusão das discussões para a liberação das progressões e quer abrir discussão para a campanha salarial de 2022, já que esse ano a Lei Complementar 173 congelou os salários até o fim de 2021. Nosso objetivo desde o início foi buscar a resolução através do diálogo e da construção consensual. Todavia, devemos buscar meios alternativos para que os nossos direitos adquiridos sejam cumpridos.
A próxima reunião acontecerá na próxima quarta-feira (17), para discutir os encaminhamentos apresentados na primeira reunião como: Entrar em contato com outras entidades; propor uma participação do DIEESE para tirar dúvidas sobre reforma administrativa; oficiar o governador semanalmente para que receba entidades do Fórum dos Servidores.
Participaram da reunião do Fórum além do SINTESPB, as seguintes entidades: AspolPB, Aduepb, ASSTJE/PB, SINDIFISCO-PB, SINTAJ, SINTAC, ANDES - SR NE II, ASCAL-PB, SINVPOLPB e Intersindical.
Seja o primeiro a comentar